sábado, 5 de março de 2011

OSTEOPATIA

Osteopatia é uma técnica de fisioterapia curativa que consiste na manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos, articulações) para ajudar no tratamento de doenças. Foi criada inicialmente pelo médico americano Andrew Taylor Still nos finais do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a sua manifestações físicas.
É considerada um tipo de medicina alternativa, uma vez que seus princípios não estão baseados no conhecimento da medicina moderna ocidental. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.
De acordo com o General Osteopathic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido):

A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento, que tem como ênfase principal, a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no facto que reconhece que a maior parte da dor e incapacidade que sentimos, advém de disfunções da estrutura corporal, assim como, lesões provocadas pela doença.
  • Princípios

Em osteopatia existem cinco conceitos básicos, sendo fácil associá-los a cada um dos cinco dedos da mão que é parte integrante da osteopatia:

Holismo
No corpo humano a divisão do trabalho das diferentes partes do corpo, encontra-se organizada e relacionada de maneira a formar um todo funcionante  ou seja o organismo humano.
“…Há que tratar pacientes, não tratar doenças!...”

Este conceito holistico aplica-se aquando do diagnóstico e tratamento osteopático.

Controlo neurológico
Todos os seres humanos possuem o sistema nervoso mais desenvolvido e sofisticado do reino animal.
Todas as funções do corpo estão sob algum tipo de controlo do sistema nervoso. O paciente está constantemente a receber e a responder a estímulos internos e externos, por meio de mecanismos complexos que constituem o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

Função circulatória
O conceito pode ser simplesmente descrito como a manutenção de um meio ambiente celular apropriado para toda e cada célula do corpo.
Uma célula é dependente para a sua função, seja ela qual for, de distribuição de oxigénio, glicose e todas as substâncias de ela precisa para o seu metabolismo, sendo este fornecimento dado pela circulação arterial.

A célula depois de receber os seus nutrientes e seguir o seu curso metabólico normal, os produtos finais deste metabolismo precisam de ser removidos, sendo responsáveis por este transporte de metabolitos às circulações venosa e linfática.

A função máxima do sistema músculo-esquelético é um factor importante para a eficiência do sistema circulatório e para a manutenção de um meio ambiente celular normal em todo o corpo.

Gasto energético
O sistema músculo-esquelético é o principal consumidor de energia do corpo.
Restrições múltiplas de movimento do sistema músculo-esquelético, sobretudo na manutenção da marcha normal, pode ter efeito prejudicial sobre a função total do corpo.

Auto-regulação
Há literalmente milhares de mecanismos de auto-regulação a operar no nosso corpo.
Estes mecanismos homeostáticos são essenciais para a manutenção da saúde e, se alterados por doença ou traumatismo podem ser restaurados. 

Ao desenvolver estes princípios, Dr.Still desenvolveu quatro leis que regem a filosifio Osteopática.

  • Leis da Osteopatia

1 – O corpo é uma unidade
O individuo é uma entidade total. Todas as partes do corpo funcionam como um todo.
O ser humano é um ser vivente, definido por dois aspectos essenciais, o estrutural e o funcional. 

2 – A estrutura governa a função
Se existe uma estrutura num ser vivo, tem haver uma função que exprime.
A  função é reflexo e expressão de uma estrutura.

A doença não poderá desenvolver-se se uma estrutura estiver em harmonia

3 – O organismo tem a capacidade inerente a defender-se. (“a Auto-Cura”)
 “É a saúde e não a doença, a herança natural do homem.”

O organismo possui forças intrínsecas, cujo poder de auto-regulação.

A osteopatia solicita estas forças intrínsecas, mobilizando-as na luta contra a agressão patológica, mediante fenómenos de auto-regulação do complexo orgânico de sistemas.

A toda a acção  exterior o organismo responde com uma reacção do seu meio interno; uma vez que não haja obstáculos sobre a condução nervosa, vascular e linfática ou seja, uma perfeita nutrição, uma perfeita condução nervosa e uma perfeita eliminação, o corpo humano tem defesas naturais necessárias para o equilíbrio de “O TODO ORGÂNICO”.

4 – Lei da Artéria
 Onde o sangue e os restantes fluidos corporais (intra e extracelulares ) circulam convenientemente, a patologia encontra uma maior dificuldade em desenvolver-se.
O nosso sangue é capaz de fabricar todos os princípios úteis para assegurar a imunidade natural contra as enfermidades.
O sangue é o meio de transporte dos elementos necessários para a nutrição dos tecidos; uma circulação deficiente condiciona o estado funcional e orgânico.
O papel dos fluidos é importante porque a sua perturbação obriga a uma alteração na circulação ,influenciando assim , a remoção das toxinas resultantes do metabolismo.

Os fluidos têm assim um papel determinante no funcionamento do organismo.
    Esta Terapêutica usa o aparelho músculo-esquelético para “manipular” os vários tecidos (ósseo, conjuntivo, neural, etc.) com o objectivo de criar integridade, liberdade e coordenação de movimento, aumentando o fluxo sanguíneo, a drenagem de toxinas e o reequilíbrio de regulação dos tecidos via sistema nervoso. O Osteopata possui conhecimentos profundos em várias áreas das ciências médicas, para poder fazer um diagnóstico diferencial e proteger o paciente no caso de patologia conta-indicada.
    Da consulta deve-se esperar que o Osteopata faça uma história clínica cuidada e um exame médico exaustivo.
    É uma terapêutica é puramente manual, não é interventiva (não há cirurgia), nem prescrição de fármacos. No entanto, conselhos sobre exercícios, nutrição e postura são quase sempre abordados.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário