segunda-feira, 28 de março de 2011

O SISTEMA CHAKRICO


A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”. Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.

Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.

No corpo físico, encontra-se sete chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existe trezentos chakras menores espalhados pelo corpo físico. Também há muitos chakras que se encontram fora do corpo. Quando todos os chakras estão abertos e balanceados, a energia nos permite comunicar com os espíritos do Universo.

Os chakras são divididos da seguinte maneira:
  • Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão.
  • Os chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção.
  • Os chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.
 Cada chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.


Chakra Base ou Raiz

Nome SânscritoMULADHARA
Mantra: LAM
Nota Musical: 
Localização: Entre o ânus e os orgãos genitais
Cor: Vermelho
Elemento: Terra
Corpo Áurico: Etérico, Físico
Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Preta
Funções: Sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo materal, energia física.
Disfunções: Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, morte e dor.
Glândulas: Supra-renais
Órgãos e disfunções: Rins (insuficência renal), coluna vertebral, ossos, dente, intesstino grosso, ânus, recto, próstata, anemia, obesidade, tensão baixa, fadiga, hipo-tonicidade muscular, problemas circulatórios, desequilibrio na temperaatura corporal, leucemia e tensão nervosa.


Chakra Sexual ou Hara

Nome SânscritoSVADISTHANA
Mantra: VAM
Nota Musical: Ré
Localização: 3 dedos abaixo do Umbigo
Cor: Laranja
Elemento: Água
Corpo Áurico: Emocional
Cristais: Âmbar, Aventurina, Carnélia e Coral
Funções: Reprodução e propagação da espécie, Sexualidade
Disfunções: Controle, sujeição ou desvios de comportamento na sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, cíume,depressão e inveja.
Glândulas: Glândulas sexuais, ovários e testiculos.
Órgãos e Disfunções: Sistema reprodutor, bexiga, bacia, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãimbras, cólicas, desordens menstruais e desequilibrio hormonal.


Chakra Plexo Solar

Nome SânscritoMANIPURA
Mantra: RAM
Nota Musical: Mi
Localização: 3 dedos acima do Umbigo
Cor: Amarelo
Elemento: Fogo
Corpo Áurico: Mental
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro
Funções: Personalidade, vitalidade, acção e vontade, paz e harmonia, auto-estima, protecção contra vibrações negativas.
Disfunções: Ansiedade, preocupações, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência e mentira.
Glândulas: Pancreáticas
Órgãos e Disfunções: Baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, coluna lombar e sacro, sistema nervoso autónomo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insónia.


Chakra Cardíaco

Nome SânscritoANAHATA
Mantra: YAM
Nota Musical: 
Localização: Coração/Entre a 4ª e a 5ª vértebra torácica em frente ao timo
Cor: Verde/Rosa
Elemento: Ar
Corpo Áurico: Astral
Cristais: Esmeralda, Jade verde, Quartzo e Turmalina verde ou rosa
Funções: Amor incondicional, união, sistema imunitário
Disfunções: Desilusão,transição, pânico, depressão, angústia
Glândulas: Timo
Órgãos e Disfunções: Coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e sistema respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, rubor, tensão alta, colesterol, palpitações, síndrome de pânico e incapacidade de amar.


Chakra Laríngeo

Nome SânscritoVISHUDHA
Mantra: HAM
Nota Musical: Sol
Localização: Garganta
Cor: Azul Celeste
Elemento: Éter
Corpo Áurico: Etérico Padrão
Cristais: Aquamarina, Lápis Lazuli, Sodalita, Turqueza e Topaz azul
Funções: Comunicação, criatividade, iniciativa e independência
Disfunções: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão
Glândulas: Tiróide e para-tiróide
Órgãos e Disfunções: Garganta, amígdalas, laringe, faringe, cordas vocais, esófago, susceptibilidade a infecções virais e bacterianas, amigdalites,faringites, gripes, dores musculares e na nuca, problemas dentários e dos maxilares, herpes, medo de fracasso na vida sexual


Chakra Frontal ou 3º Olho

Nome SânscritoAJNA
Mantra: OM
Nota Musical: Lá
Localização: Entre as sobrancelhas, logo acima do nariz
Cor: Azul Índigo
Elemento: -
Corpo Áurico: Celestial
Cristais: Azurita, Lápis Lazuli e Quartzo
Funções: Intuição, percepção extra-sensorial, raciocínio lógico
Disfunções: Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação
Glândulas: Hipófise (pituitária)
Órgãos e Disfunções: Sistema nervoso central, olhos (cegueira, miopia, catarata, glaucoma), ouvido (surdez, perfuração do tímpano, otites), nariz (rinites, sinusites), falta de raciocínio lógico, qualquer tipo de vícios.


Chakra Coronário ou Coroa

Nome SânscritoSAHASRARA
Mantra: HUM
Nota Musical: Si
Localização: Alto da cabeça
Cor: Violeta,  Branco e Dourado
Elemento: Todos os elementos
Corpo Áurico: Causal
Cristais: Alexandrita, Ametista e Diamante
Funções: Ligação com energias superiores, plenitude
Disfunções: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão
Glândulas: Pineal
Órgãos e Disfunções: Cérebro, insónias, enxaquecas, disfunções sensoriais, neurose, histeria, problemas mentais, esquizofrenia, possessão, obsessão e materialismo

O SISTEMA ÁURICO

É dado o nome de sistema áurico ao conjunto de corpos subtis que envolvem o corpo físico. A actual informação disponível acerca do sistema áurico provém de variadas fontes, umas directamente relacionadas com a tradição oriental, outras oriundas do misticismo ocidental.

É habitual subdividir os vários corpos em dois grupos principais, um que reúne os níveis energéticos mais próximos do corpo físico e outro com os mais distantes.

Cada um desses corpos energéticos está dotado dos seus próprios Chakras, destacando-se de entre eles os sete principais, a exemplo do que ocorre no corpo físico. Sabe-se que o Reiki, embora aplicado conscientemente no corpo físico, tem a capacidade de afectar os 4 primeiros corpos energéticos mais próximos daquele, e dessa forma, serão esses, aqueles sobre os quais a nossa atenção mais incidirá.


Esses corpos são:

Corpo Físico / Etérico: Os problemas que se manifestam no corpo físico, tais como dores ou doenças constituem o resultado de bloqueios ao nível dos corpos subtis, que impedem a expressão. O corpo etérico está ligado de forma muito estreita ao sistema nervoso.

Corpo Emocional: Os sentimentos emanam do corpo emocional e é nele que se manifestam a raiva e a frustração sempre que as nossas necessidades não são satisfeitas. É por seu intermédio que aprendemos a dar e a exprimir amor e afecto, de acordo com as necessidades implícitas às nossas relações. É muito exigente, adquirindo energia de. formas muito diversas, por vezes pouco convenientes. Ao confrontarmo-nos directamente com as nossas emoções, conseguimos reagir de uma forma muito mais positiva do que através dos comportamentos irracionais a que somos compelidos na busca do equilíbrio para este corpo.

Corpo Mental: É no corpo mental que têm início as manifestações do pensamento, do raciocínio, da sabedoria e da criatividade. É também através dele que os preconceitos ganham corpo e, quanto mais rígida se tornar a matéria do nosso corpo mental, tanto mais difícil será o acompanhamento e a compreensão de novos fenómenos, bem como a aquisição de novas ideias ou a adequação a novos enquadramentos.

Corpo Astral/Causal/Intuitivo/Búdico: Este corpo, que para uns é o mais elevado dos corpos que influenciam a personalidade, constitui para outros o mais baixo dos corpos espirituais. É também o mais elevado de todos aqueles até onde a maioria das terapias energéticas vibracionais consegue actuar. Na realidade, ele constitui como que a divisória, mas simultaneamente o elo de ligação, entre a personalidade e o espiritual, permitindo ainda o contacto com a sabedoria Universal conferindo à nossa condição, interioridade e entendimento. É a fonte de onde emanam ideias resultantes do pensamento ou da percepção abstractos, a compreensão e a compaixão (no sentido budista do termo).

Corpo Supra-Astral/Átmico: Este é um corpo muito móvel, intenso e fluido, que interage facilmente, daí que seja muito fácil deixar-se levar pelo fluxo gerado, e que seja necessário exercer sobre ele um controlo mais apertado e vigoroso.
As manifestações positivas da sua acção são estados de grande felicidade e arrebatamento, bem como um grande carisma. É também nele que o sexo reside, assim como a separação das polaridades (positivo = masculino, negativo = feminino), que nos corpos superiores permanece unida.

Corpo Divino: Neste corpo dá-se o contacto com a Consciência Universal e é ele que confere ao indivíduo a capacidade de se sentir uno com o Cosmos(ou Deus). É a este nível que se sintetiza a energia Kármica individual com a energia Kármica global (família, amigos, comunidades, nações, ideias, pressões sociais, área geográfica, forças planetárias, estrelas, etc.). Todos somos fortemente afectados por estas energias externas, quer o saibamos, quer não.


Cada um destes corpos tem uma função específica, sendo necessário que cada um deles consiga agir sozinho e conjuntamente, sob a orientação cósmica, de modo a garantir a harmonia de todos eles.

COMO FUNCIONA O REIKI?

Reiki actua no processo de cura, dissolvendo nódulos energéticos. Esses nós de energia surgem em consequência de atitudes negativas (pensamentos e sentimentos), obstruindo o fluxo da energia que interligam os Chakras, fazendo surgir daí as doenças.

Cada Chakra possui correlação com órgãos do corpo físico. Quando ocorre o desequilíbrio energético, afectando algum Chakra, surgem problemas nos órgãos correspondentes.

A aplicação do Reiki no Chakra correspondente faz com que a energia migre para os órgãos afectados, actuando na cura, sobretudo ao dissolver os bloqueios de energia.

Nos seres humanos a energia circula de forma livre pelos caminhos subtis; Chakras, Meridianos e Nadis. Também percorre o nosso campo energético (a Aura). Essa energia alimenta órgãos e células, regulando assim as funções vitais. Se há bloqueios na livre circulação energética, prejudicando a sua passagem, aparecem os desequilíbrios e as consequências a nível do Corpo Físico.

Os bloqueios aparecem muitas vezes por vários excessos cometidos. O corpo liberta energias que produzem uma espécie de "barreira" impedindo o fluxo da energia vital, actuando no corpo físico e criando a "doença", como já referimos. O Reiki utiliza a Energia cósmica que é abundante (infinita) no Universo, essa energia passa a ser captada e os Chacras passama ser dinamizados. O Reiki cura ao passar pelos bloqueios do campo energético, elevando o nível vibracional em todos os nossos corpos, dissolvendo barreiras formadas por nódulos originados pelos pensamentos e sentimentos prejudiciais, aumentando infinitamente a qualidade de vida.

Uma sessão de REIKI é um MILAGRE de abundância; O Receptor recolhe a energia que necessita, o Reikiano é o Canal de Ligação que o Cosmos doa infinitamente. Por isso, é importante salientar que quem quantifica a energia a ser recebida, é o Receptor e não o Transmissor (Terapeuta).

sexta-feira, 25 de março de 2011

REIKI


REIKI é um ideograma originário do Japão que tem várias leituras:
  • Chuva Milagrosa de Energia Vital
  • Chuva Milagrosa que dá a vida
  • Algo que vem do Cosmos e que, unindo-se com a Terra, representa o milagre da vida.
A combinação do REI e do KI do ideograma, é no fundo, a perfeita ligação entre uma energia Superior (CÓSMICA) e a energia individual, embora sejam ambas indissociáveis.

Às vezes, junto a este ideograma encontramos pequenos desenhos que representam grãos de arroz que significam a representação da Vida. No fundo, esta energia é a que nos rege, estando acima de todas as outras.

A cor do ideograma é dourada, representando a cor Cósmica.


O QUE E O REIKI?

Reiki é a energia natural, harmoniosa e essencial que se encontra em todo o ser vivo. É a dádiva da Luz às criaturas vivas. É a Energia Vital (Ki) direccionada e mantida pela Energia Cósmica Universal (Rei).

Rei é a Energia Cósmica Universal, a Sabedoria Universal, a Fonte Primeira, o Deus/Deusa, o Criador, Buda, Brahnma, a Ordem Natural, o Todo. Cada cultura conheceu-a ou conhece por um nome diferente.

Ki é a Energia Vital individual que circunda os nossos corpos, mantendo-os. Quando a energia Ki sai de um corpo, esse deixa de ter vida.

Assim como Rei, Ki apresenta variantes de acordo com quem a utiliza: É conhecida na Índia como Prana, na China como Chi, os judeus chamam-lhe Nefesh, os gregos Pneuma, os egípcios Ka, os sufis Baraka e os cristãos identificam-na como sendo o Espírito.

O Reiki é uma técnica de "imposição de mãos", extremamente simples e eficaz, que serve para activar, restaurar e equilibrar a energia.

Devemos adquirir a consciência de que energia é a essência de todas as coisas existentes no Universo. O mundo em que vivemos é constituído inteiramente de energia, estamos sempre imersos nela, rodeados por ela.

A própria vida é uma manifestação de energia, mesmo a matéria é energia condensada (E=M.C2).

Reiki é, portanto, um sistema de canalização, direccionamento e aplicação da Energia Universal da Vida.

Não é necessariamente uma técnica de cura, mas sim uma técnica de reversão de padrões energéticos.


OS BENEFICIOS DO REIKI

É difícil enumerar os benefícios que o reiki pode trazer para as nossas vidas, este é um resumo bastante limitado:

  • Previne e elimina os efeitos dos desequilíbrios das energias humanas;
  • É um excelente auxiliar para técnicas que busquem o equilíbrio;
  • Pode ser utilizado para ajudar pessoas, animais e plantas;
  • É um método rápido e seguro para energizar todos os sistemas orgânicos;
  • Minimiza os efeitos da depressão decorrentes das situações de crise;
  • Promove dentro de si qualidades de amor, compaixão, crescimento, paz e serenidade;
  • Expande o campo áurico;
  • Acalma as crianças e estimula a criatividade;
  • Acalma e elimina o stress diário;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Acelera o metabolismo;
  • É excelente como complemento nos tratamentos das áreas psicológicas e médicas, pois trabalha a causa das doenças;
  • Potência certos tratamentos médicos;
  • Promove um perfeito equilíbrio ao nível dos vários corpos;
  • Desperta a consciência do ser humano;
  • Desenvolve e aumenta a criatividade;
  • Aproxima-te do Mestre interior.






sábado, 5 de março de 2011

OSTEOPATIA

Osteopatia é uma técnica de fisioterapia curativa que consiste na manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos, articulações) para ajudar no tratamento de doenças. Foi criada inicialmente pelo médico americano Andrew Taylor Still nos finais do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a sua manifestações físicas.
É considerada um tipo de medicina alternativa, uma vez que seus princípios não estão baseados no conhecimento da medicina moderna ocidental. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.
De acordo com o General Osteopathic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido):

A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento, que tem como ênfase principal, a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no facto que reconhece que a maior parte da dor e incapacidade que sentimos, advém de disfunções da estrutura corporal, assim como, lesões provocadas pela doença.
  • Princípios

Em osteopatia existem cinco conceitos básicos, sendo fácil associá-los a cada um dos cinco dedos da mão que é parte integrante da osteopatia:

Holismo
No corpo humano a divisão do trabalho das diferentes partes do corpo, encontra-se organizada e relacionada de maneira a formar um todo funcionante  ou seja o organismo humano.
“…Há que tratar pacientes, não tratar doenças!...”

Este conceito holistico aplica-se aquando do diagnóstico e tratamento osteopático.

Controlo neurológico
Todos os seres humanos possuem o sistema nervoso mais desenvolvido e sofisticado do reino animal.
Todas as funções do corpo estão sob algum tipo de controlo do sistema nervoso. O paciente está constantemente a receber e a responder a estímulos internos e externos, por meio de mecanismos complexos que constituem o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

Função circulatória
O conceito pode ser simplesmente descrito como a manutenção de um meio ambiente celular apropriado para toda e cada célula do corpo.
Uma célula é dependente para a sua função, seja ela qual for, de distribuição de oxigénio, glicose e todas as substâncias de ela precisa para o seu metabolismo, sendo este fornecimento dado pela circulação arterial.

A célula depois de receber os seus nutrientes e seguir o seu curso metabólico normal, os produtos finais deste metabolismo precisam de ser removidos, sendo responsáveis por este transporte de metabolitos às circulações venosa e linfática.

A função máxima do sistema músculo-esquelético é um factor importante para a eficiência do sistema circulatório e para a manutenção de um meio ambiente celular normal em todo o corpo.

Gasto energético
O sistema músculo-esquelético é o principal consumidor de energia do corpo.
Restrições múltiplas de movimento do sistema músculo-esquelético, sobretudo na manutenção da marcha normal, pode ter efeito prejudicial sobre a função total do corpo.

Auto-regulação
Há literalmente milhares de mecanismos de auto-regulação a operar no nosso corpo.
Estes mecanismos homeostáticos são essenciais para a manutenção da saúde e, se alterados por doença ou traumatismo podem ser restaurados. 

Ao desenvolver estes princípios, Dr.Still desenvolveu quatro leis que regem a filosifio Osteopática.

  • Leis da Osteopatia

1 – O corpo é uma unidade
O individuo é uma entidade total. Todas as partes do corpo funcionam como um todo.
O ser humano é um ser vivente, definido por dois aspectos essenciais, o estrutural e o funcional. 

2 – A estrutura governa a função
Se existe uma estrutura num ser vivo, tem haver uma função que exprime.
A  função é reflexo e expressão de uma estrutura.

A doença não poderá desenvolver-se se uma estrutura estiver em harmonia

3 – O organismo tem a capacidade inerente a defender-se. (“a Auto-Cura”)
 “É a saúde e não a doença, a herança natural do homem.”

O organismo possui forças intrínsecas, cujo poder de auto-regulação.

A osteopatia solicita estas forças intrínsecas, mobilizando-as na luta contra a agressão patológica, mediante fenómenos de auto-regulação do complexo orgânico de sistemas.

A toda a acção  exterior o organismo responde com uma reacção do seu meio interno; uma vez que não haja obstáculos sobre a condução nervosa, vascular e linfática ou seja, uma perfeita nutrição, uma perfeita condução nervosa e uma perfeita eliminação, o corpo humano tem defesas naturais necessárias para o equilíbrio de “O TODO ORGÂNICO”.

4 – Lei da Artéria
 Onde o sangue e os restantes fluidos corporais (intra e extracelulares ) circulam convenientemente, a patologia encontra uma maior dificuldade em desenvolver-se.
O nosso sangue é capaz de fabricar todos os princípios úteis para assegurar a imunidade natural contra as enfermidades.
O sangue é o meio de transporte dos elementos necessários para a nutrição dos tecidos; uma circulação deficiente condiciona o estado funcional e orgânico.
O papel dos fluidos é importante porque a sua perturbação obriga a uma alteração na circulação ,influenciando assim , a remoção das toxinas resultantes do metabolismo.

Os fluidos têm assim um papel determinante no funcionamento do organismo.
    Esta Terapêutica usa o aparelho músculo-esquelético para “manipular” os vários tecidos (ósseo, conjuntivo, neural, etc.) com o objectivo de criar integridade, liberdade e coordenação de movimento, aumentando o fluxo sanguíneo, a drenagem de toxinas e o reequilíbrio de regulação dos tecidos via sistema nervoso. O Osteopata possui conhecimentos profundos em várias áreas das ciências médicas, para poder fazer um diagnóstico diferencial e proteger o paciente no caso de patologia conta-indicada.
    Da consulta deve-se esperar que o Osteopata faça uma história clínica cuidada e um exame médico exaustivo.
    É uma terapêutica é puramente manual, não é interventiva (não há cirurgia), nem prescrição de fármacos. No entanto, conselhos sobre exercícios, nutrição e postura são quase sempre abordados.

    A MASSAGEM

    A palavra "massagem" tem as suas origens na francesa massage, que por sua vez deriva da palavra masser (amassar), pelo que podemos interpretar a massagem como sendo o processo de "amassamento" que se executa nos músculos. No entanto, a massagem é mais do que isso. Existem múltiplas técnicas que variam tanto na sua execução como no resultado que se espera. Portanto, podemos considerar que massagem são todas as manobras de amassar, deslizar, beliscar, bater ou vibrar que se efectuam numa zona ou em todo o corpo, para nele provocar reacções directas ou reflexas de efeito terapêutico ou estético. Utilizam-se diferentes tipos de massagem dependendo do paciente que temos perante nós e da patologia presente, como o stress, contracturas, edemas, tensão muscular, tensão nervosa, tendinite, entorses, cãimbras, etc. Existem também contra-indicações para a massagem, como é o caso do paciente estar com febre, tensão arterial descontrolada, encontrar-se na fase aguda de algumas patologias, como por exemplo Artrite Reumatóide. Se tiver dúvidas aconselhe-se antes com o seu terapeuta. Julga-se que a massagem é um luxo e só se recorre a ela quando se precisa, no entanto, tendo em conta o aumento das patologias relacionadas com a tensão e o stress, a massagem ou qualquer terapia manual, devem ser adoptadas e integradas na vida quotidiana e devem ser consideradas como parte da medicina preventiva. A massagem proporciona-nos o meio de fazer frente à rotina e pressões quotidianas de um dia trabalho. Para a grande maioria de nós a dor, rigidez e tensão são uma forma de vida à qual nos habituámos, e não notamos que nos encontramos dessa forma até ao dia que recebemos uma massagem. A massagem pode proporcionar-nos uma viagem aos nossos sentidos de modo que nos compreenderemos melhor e teremos o sentimento de estarmos verdadeiramente relaxados e em harmonia com nós mesmos, ao mesmo tempo que sentimos o prazer do nosso corpo poder respirar e mover-se com total liberdade.  
    • Origens e História
    As técnicas de massagem continuam a seguir na actualidade as duas vertentes em que se dividiram ao longo da história: a orintal e a ocidental. As antigas culturas do Oriente já as praticavam e tinham-nas muito aprefeicoadas. Existem documentos datados do século V a.C. que falam delas e são autênticos manuais que ainda estão em vigor. Os taoístas chineses, no século III a.C., eram verdadeiros fanáticos das massagens, devido a estarem convencidos de que eram benéficas para o corpo e para a mente. Avançando um pouco na história, os Orientais descobriram que as massagens eram fonte de saúde e utilizavam-nas para a cura de lesões e outros problemas. Actualmente há quem prefira as massagens provenientes do oriente às massagens ocidentais.
    • Os Músculos
    Representam aproximadamente 40% do peso do corpo. Estão organizados por grupos, de forma que as contracções e as extensões que efectuam se complementam entre si, e ao exercerem qualquer actividade num, esta se repercute nos outros.
    O massagistem deve ter amplos conhecimentos anatómicos para realizar as massagens com precisão e para que os resultados sejam os desejados.
    • O Massagista
    Quando decidir procurar um profissional para se por nas suas mãos, deve ser muito criterioso e recorrer apenas àquales que estejam devidamente credenciados. Na sua primeira consulta deve explicar-lhe claramante quais são as suas queixas e se está a fazer algum tratamento médico. Tudo isto também seram questões que o massagista lhe irá colocar ao fazer a sua ficha clínica.
    O massagista e o seu gabinete, devem ser limpos e reunirem todas as condições de higiene, temperatura e iluminação adequadas.
    • O Paciente
    O paciente da massagem desempenha um papel importante durante toda a sessão. Deve comunicar ao seu terapeuta, se em algum momento sente alguma dor ou se a pressão exercida é a correcta, pois só dessa forma puderá descontrair o seu corpo e obter melhores resultados.
    Para que se obtenham os melhores resultados é necessário que haja uma perfeita simbiose entre o massagista e o paciente.

    APRESENTAÇÃO

    A massagem é provavelmente hoje em dia uma das mais populares actividades relacionadas com a saúde. É usada como terapia de relaxamento, mas também para tratar lesões muito variadas ou tensões quotidianas impostas pelo ritmo stressante do modo de vida actual.
    O acto de fazer uma massagem tem um profundo significado tanto para quem dá como para quem recebe; oferece a ambos uma experiência de tacto, movimento e energia, que se revela como uma melhoria do bem estar do corpo e da mente.
    A massagem e outras terapias afins estão a renascer nas ultimas décadas, isso pode dever-se ao regresso aos valores naturais, como reacção ao stress da vida moderna ou pela crescente rejeição do caractar desumanizado da actual assistência de saúde.
    Nesta página vamos postar sobre as origens e história da massagem, beneficios e tipos de massagem mais comuns.
    MASSAGENS NIRVANA PARA O BEM ESTAR DO CORPO E DA MENTE.

    VIDEO "TABELA DE PREÇOS"

    TABELA DE PREÇOS


    No caso de deslocação ao domicílio acresce:
    €5 para o concelho de Albufeira
    €15 para os concelhos de Silves, Lagoa e Loulé
    €25 para os concelhos de Portimão, Faro, Sº Brás e Olhão
    €35 para os restantes concelhos do Algarve

    INFORMAÇÃO BÁSICA

    Local
    AlbufeiraPortugal8200
    Sobre
    MASSAGENS NIRVANA PARA O BEM ESTAR DO 
    CORPO E DA MENTE
    Informação geral
    Massagens de Relaxamento, Terapêuticas e de Recuperação
    Osteopatia
    (Aceitam-se domicilios)
    Relaxation, Therapy and Recovery Massage

    Osteopathy
    (Can make Home calls)
    Reiki
    E-mail
    massagens.nirvana@gmail.com
    nirvana.celestino@gmail.com
    Telefone
    +351 92 694 36 63
    +351 91 555 53 73